Pesquisar neste blog

Pesquisadoras integrantes


Adriana da Silva Thoma (Lattes)
Doutora e mestra em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); graduada em Educação Especial pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atualmente é professora na UFRGS, atuando no Departamento de Estudos Especializados da Faculdade de Educação e no Programa de Pós-Graduação em Educação. Desenvolve e orienta pesquisas no campo dos Estudos Culturais, dos Estudos Foucaultianos e dos Estudos Surdos em Educação.




Cátia de Azevedo Fronza (Lattes)
Doutora e mestra em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS); graduada em Letras - Português/Inglês pela Fundação Educacional da Região dos Vinhedos. Atualmente é professora na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), nos cursos de Letras e de Pedagogia, bem como no Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada. Desenvolve e orienta pesquisas relacionadas aos temas da aquisição da fala, aquisição/aprendizagem da escrita e implicações desses processos no ensino e na aprendizagem de línguas, considerando a educação de surdos e especificidades linguísticas no âmbito da educação inclusiva.



Liliane Ferrari Giordani (Lattes)
Doutora e mestra em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); graduada em Educação Especial pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atualmente é professora na UFRGS, atuando no Departamento de Estudos Especializados da Faculdade de Educação. Desenvolve e orienta trabalhos relacionados aos temas da educação de surdos, da educação especial, do letramento, da educação de jovens e adultos e das políticas públicas.




Lodenir Becker Karnopp (Lattes)
Doutora e mestra em Linguística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS); graduada em Letras pela Faculdade Porto Alegrense de Educação, Ciências e Letras (FAPA). Atualmente é professora na UFRGS, atuando no Departamento de Estudos Especializados da Faculdade de Educação e no Programa de Pós-Graduação em Educação. Desenvolve e orienta pesquisas no campo dos Estudos Culturais em Educação, com ênfase em línguas de sinais e educação de surdos. É líder do GIPES desde julho de 2015.




Madalena Klein (Lattes)
Doutora e mestra em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); graduada em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Atualmente é professora na Universidade Federal de Pelotas (UFPel), atuando no Departamento de Fundamentos da Educação da Faculdade de Educação e no Programa de Pós-Graduação em Educação. Desenvolve e orienta pesquisas relacionadas aos temas da educação de surdos, da formação de professores, da diferença e do currículo.




Márcia Lise Lunardi-Lazzarin (Lattes)
Doutora e mestra em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); graduada em Educação Especial pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atualmente é professora na UFSM, atuando no Departamento de Educação Especial do Centro de Educação e no Programa de Pós-Graduação em Educação. Desenvolve e orienta pesquisas em Educação de Surdos e Educação Especial, relacionadas aos temas do currículo, das políticas de inclusão/exclusão e da filosofia da diferença.





Maura Corcini Lopes (Lattes)
Doutora e mestra em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); especialista e graduada em Educação Especial pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atualmente é professora na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), atuando no Programa de Pós-Graduação em Educação. Desenvolve e orienta pesquisas relacionadas aos temas da inclusão, do currículo, das diferenças na escola e da educação de surdos. Foi líder do GIPES de sua criação em junho de 2006 até junho de 2015.




Tatiana Bolivar Lebedeff (Lattes)
Doutora em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mestra em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), especialista em Formação de Professores em Educação a Distância pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e graduada em Educação Especial pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atualmente é professora na Universidade Federal de Pelotas (UFPel), atuando no Centro de Letras e Comunicação e no Programa de Pós-Graduação em Letras. Desenvolve e orienta pesquisas em educação de surdos relacionadas aos temas do letramento, do ensino de línguas (português e língua de sinais), da diferença e das narrativas.